25 de setembro de 2016

Geary Nelson - Music and History

Com o advento da internet a musica independente ganhou espaço jamais visto anteriormente. Em todos os cantos do mundo surgem artistas que antes não tinham como divulgar seu trabalho em escala mundial. Grandes talentos que ficavam esperando a oportunidade de serem reconhecidos por um grande selo. Hoje as portas do mundo estão abertas para esses talentos.
Nesse cenário musical encontramos o cantor e compositor Geary Nelson. Nascido na cidade de Jonesboro no estado do Arkansas – EU, o artista nos conta que teve uma infância simples. Comparada com outras, famílias a sua não era tão provida de recursos financeiros. Contudo seus pais sempre coloram comida na mesa e nada faltava. “Nós tivemos bons pais, nossas roupas eram simples, mas havia amor em nosso lar”, ressalta.
Como todos os garotos americanos, Geary e seus irmãos brincavam na vizinhança, “não havia nada disso de celulares de ultima geração, nós praticávamos esportes e nos divertíamos sempre que tínhamos oportunidade”, acrescenta. Seu pai era empreiteiro de obras, e na maioria das férias de verão Geary e seus irmãos trabalhavam com ele para ganhar um dinheiro extra.

Influenciado pelo pai, que era cantor de musica country e ensaiava com a banda em sua casa, aos nove anos Geary se encantou com a musica. Ficava ali vendo os ensaios com atenção no guitarrista. “Eu desejava tocar como ele”, enfatiza. Imediatamente quis aprender a tocar guitarra.    
Foi na adolescência que o artista passou a se dedicar mais para a musica. “Eu estava apaixonado por musica, e então eu treinava com meu guitarra o máximo que eu podia”, revela. Nessa época continuava trabalhando com o pai e praticando esportes com os amigos. Porém, agora a musica era prioridade em sua vida. Geary passou a cantar apenas aos dezenove anos. “Nunca tinha cantado antes, apenas tocava”, comenta.
O artista nos conta que quando começou a tocar guitarra praticava todos os dias, depois da escola, por muitas horas, e após o jantar até a hora de dormir. Seus pais sempre o apoiaram em sua jornada musica, foi deles que ganhou seu primeiro instrumento. “Nós éramos pobres naquela época, era complicado gastar dinheiro com coisas que você não precisa para viver, foi difícil para eles”, acrescenta.   Embora eles preferissem que Geary tocasse musicas country, sempre permitiram que ele tocasse rock.
O artista nos revela no começo queria sair tocando logo, não suportava a ideia de que não podia tocar algo ainda. “Eu não tinha paciência, não entendia como aquilo funcionava e queria tocar imediatamente”, desabafa. Porém, continuava treinando todos os dias.
Seu principal instrumento é a guitarra solo, mas também toca guitarra base, bateria e um pouco de teclado. Suas primeiras notas no instrumento foram ensinadas por seu pai. Então o guitarrista solo da banda, Richard Johnson, o ensinou como tocar o instrumento através de partituras. “Ele foi uma grande influencia para eu melhorar meu desempenho musical”, ressalta.
Os artistas que o inspiram são Elvis Presley e Beatles. “Eu gostava do som de Elvis, queria aprender tocar todas as musicas. Então apareceu os Beatles, eles fizeram tudo mudar no cenário musical, eu adorava suas canções”, enfatiza.   
A primeira apresentação foi na casa noturna Twinkling Star em Illinois em meados de 1961 tocando guitarra base para a banda country de seu pai. Na época ganhou dez dólares pelo trabalho. Geary nos revela que foi uma sensação impar. “A primeira vez no palco, e eu sabia que a música iria ser um fator em minha vida”, destaca.    
Além de tocar instrumentos e cantar, o artista também escreve suas musicas. Seu processo de composição começou quando tinha quatorze anos como uma balada lenta e logo após surgiu a musica “Walk Walk”. Nessa época suas canções tinham como influência a musica dos Beatles, conforme foi crescendo passou a escrever sobre suas experiências e coisas que acontecem ao seu redor.
Em suas composições Geary começa com a construção da harmonia e da melodia com alguma ideia sobre o tema ou palavras que vai usar. Entre suas criações favoritas estão: American Heartbeat(2016),Continues to Burn(2015), You’rea Big Boy Now’ (2015), Maid of Love(2015) e ‘Walk Walk’ (1975).

O artista lançou seu primeiro CD em junho de 2016 intitulado Continues to Burno álbum traz as canções: Continues to Burn, At Your Door, Maid of Love, Lovin’ Kind, Tonight She’ll Hold Me e You’re a Big Boy Now.
Na musica Maid of Love Geary conta com a participação de Norman Jones no solo de guitarra e Bob Fontana no Sax.
Em suas apresentações o artista conta com Peggy Nelson nos teclados, Phil Kilmer na bateria e Mark McCague no baixo. Desde 2013 se dedica em tempo integral a musica que passou a ser sua principal fonte de renda.

Perguntado sobre as principais dificuldades na carreira musical Geary comenta: “Hoje em dia todo mundo toca e você tem que se promover o melhor que puder. No passado você tinha empresas de promoção que tomavam o controle de tudo, então, se tinha o apoio deles, você se dava bem. Agora você tem que ter um monte de dinheiro para promover-se a si mesmo, e Deus sabe que nós não temos dinheiro”, desabafa.
Para Geary, musica está em seu sangue, percorre sua mente por todo o tempo. “Estou sempre ouvindo melodias e estruturas musicais”, revela. “A musica é conforto, me faz relaxar e é muito divertido tocar em frente ao público”, acrescenta. Além de seu trabalho profissional, o artista se apresenta voluntariamente em alguns encontros de Igrejas.

Perguntado ao artista como ele vê a complexidade do mundo, ele observa que: há muitos tomadores, pessoas que não se matem suficientemente por conta própria e existe demasiada agressividade tolerada.

O que chateia Geary são pessoas que não ganham seu caminho pela vida e espera que outros o façam por eles. E, o que o faz feliz é a musica, sempre. Seu desejo para o mundo, é que as pessoas possam conviver juntas, livres de todo tipo de agressão, independentemente de sua cultura. Para saber mais sobre o trabalho de Geary Nelson acesse seus canais na web em:  iTunesReverbNationFan PageTwitterYouTube e Instagram.
por Zel Florizel   

Nenhum comentário:

Postar um comentário