24 de fevereiro de 2016

Naluz da Psicologia

Para que serve a Psicologia? Ou os Psicólogos?
           
Recebi de uma querida amiga uma frase que dizia assim; “Não vai ao psicólogo quem tem problemas, problemas todo mundo tem, vai ao psicólogo quem quer resolvê-los”. Achei isso ótimo, pois em pleno ano de 2016, ainda tem quem não entenda para que serve a psicologia e qual a diferença entre um psicólogo e um desabafo com um amigo. Outros, ainda pensam que psicólogo é para quem está louco e babando.

           O psicólogo nunca irá lhe dizer o que você deverá fazer, e sim ele o capacitará para descobrir isso. Ele fará com você uma viagem em seu mundo interior e juntos vocês irão descobrir o quê tem lá dentro, que tipo de traumas, mágoas, bloqueios, crenças, sentimentos, ensinamentos, qual o seu nível de amor próprio, o quanto você gosta de estar com você e o quanto você se conhece. Pois afinal de contas para mudar algo, precisamos antes conhecê-lo.
                Uma vez trabalhando em uma unidade básica de saúde, conheci uma mulher que só descobriu que estava grávida aos sete meses de gestação, fiquei pensando sobre o nível de desconexão com o próprio corpo que esta mulher apresentava, para não ter percebido esta nova vida se formando em seu interior. Desta maneira também não percebemos uma doença se instalando, um tipo de comportamento nocivo, traumas diários que sofremos, seja no trânsito, no trabalho, na vida familiar e até de certos programas televisivos altamente negativos que assistimos diariamente, além de tantas outras coisas.

                 Precisamos nos reconectar conosco mesmo, descobrir quem realmente somos, o que realmente gostamos.  Porque senão, podemos mudar de parceiro, de trabalho, de casa ou até de cidade, mas os padrões de comportamento e os mesmos problemas nos acompanharão. O que quero dizer é que precisamos perceber as situações que vivenciamos sob a luz da psicologia, isto é, ver qual aspecto interior que carregamos que provoca e atrai cada situação que vivemos.

              Uma vez uma senhora me falou que não entendia porque todos os homens que ela se relacionava tinha problemas com bebida alcoólica, eu  perguntei se o pai dela bebia, ela respondeu que bebia muito e isto foi a desgraça de sua família. Então eu disse, que apesar dela querer nunca mais ter que vivenciar isso, era este o modelo de família e o padrão de homem que ela concebia e desta forma estes homens potencialmente alcoólicos acabavam a atraindo sexualmente.

                 Precisamos primeiramente entender e em seguida nos responsabilizar por nossas escolhas e situações, isto significa nos apoderar de nossa vida, porque se temos o poder sobre ela, podemos então modifica-la. E enquanto ficamos esperando que o outro ou as coisas mudem para sermos felizes, nada acontece, porque o outro é problema do outro e a nossa vida sim é problema nosso.
Psicóloga Nalu Pires de Morais
CRP 06/118097
Contato: (19) 3272-0468 consultório
(19) 99303-7751 claro/whatsApp
nalupires763@gmail.com